Baixo financiamento faz Hospital Universitário limitar cirurgias

15/03/2023

Baixo financiamento faz Hospital Universitário limitar cirurgias

15/03/2023

Baixo financiamento faz Hospital Universitário limitar cirurgias

A crise na saúde atinge um dos principais hospitais da rede SUS no Rio Grande do Norte. O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) tem gastos de cerca de 5 milhões de reais para um recebimento de 3,5 milhões.

Isso provocou a limitação de procedimentos, principalmente cirurgias, afetando principalmente pacientes da cirurgia geral, cirurgia gastrointestinal, urologia e otorrinolaringologia. O hospital consome 70% dos recebimentos com contratos, restando pouco mais de 1 milhão de reais para abastecimento de materiais e medicamentos.

O desabastecimento afeta também o trabalho dos médicos residentes, uma vez que, com os procedimentos limitados, têm o treinamento e o aprendizado prejudicado.

Reunião do Sinmed RN com o superintendente do HUOL, Dr. Stênio Gomes, e os residentes encaminhou a solução temporária do problema através de um recurso extra de 1,2 milhão de reais. Os médicos residentes ficaram de acompanhar durante duas semanas para ver se o problema está resolvido ou se novas ações deverão ser necessárias. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, o hospital que realiza de 200 a 250 cirurgias chegou alguns meses a realizar 100 ou menos.

whatsapp button