Arte, prevenção e conscientização marcam as comemorações do Sinmed pelo Dia do Médico

18/10/2019

Arte, prevenção e conscientização marcam as comemorações do Sinmed pelo Dia do Médico

18/10/2019

Arte, prevenção e conscientização marcam as comemorações do Sinmed pelo Dia do Médico

Em comemoração ao Dia do Médico, celebrado no dia 18, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) promoveu uma série de ações durante todo o mês de outubro, uma delas foi realizar visitas em diversos hospitais da capital e da grande Natal, levando música e alegria para médicos e pacientes, além de uma exposição volante do artista plástico Flávio Freitas e do fotógrafo Canindé Soares.

A ação contou com a participação do artista potiguar Carlos Zens, que levou música e descontração para os hospitais, alegrando e acalentando pacientes de todas as idades, que expressavam emoção no olhar, como foi o caso de Neide dos Santos, mãe do recém-nascido Enzo que estava aguardando alta na Maternidade Divino Amor e não conseguiu conter as lágrimas e chorou ao som da canção “Oração pela Família”.

Para o cantor, compositor e flautista Carlos Zens, a iniciativa do Sinmed RN que desmitificou a imagem de confronto que os sindicatos normalmente têm: “Nós confrontamos de uma forma leve, através da arte e foi surpreendente receptividade que recebemos das pessoas, mesmo em um momento difícil e de dor” disse.

Na manhã desta sexta-feira (18), o sindicato realizou um momento de festejo em frente ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com o objetivo de promover uma maior interação entre médicos e pacientes. Na ocasião também houve uma singela homenagem de reconhecimento pelo dedicação à medicina aos médicos Dr. José Ricardo Lagreca de S. Cabral, Dr. Stênio Gomes da Silveira e também o Dr. Kleber de Melo Morais.

Ainda durante à sexta-feira, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), o Sinmed RN promoveu uma tarde de serviços prestados à população com testes de glicemia, verificação de pressão e testes de HIV e Sífillis, além de orientação sobre diabetes e hipertensão. A estudante de Medicina da UnP, Alice Dantas, voluntária durante o evento, ressaltou a importância da ação: “são em ações como essa que nós conseguimos rastrear pacientes que já indicam a pressão ou o índice de glicêmico alterado. Identificando essa alteração, podemos orienta-los para que o caso seja estabilizado. É assim que trabalhamos com a prevenção”.

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a sensação é de dever cumprido: “foi uma oportunidade muito bonita de interagir com a população. Nos últimos anos o sindicato tem realizado muitos eventos, passeatas e mobilizações em hospitais, mas escolhemos o mês de outubro para dizer a população que estamos comprometidos com a defesa de uma saúde pública. Mostramos um sindicato comprometido com a luta dos médicos por melhores condições de trabalho e remuneração justa, mas acima de tudo, mostramos que somos solidários com a luta da população por uma saúde de qualidade e por um sistema que funcione, que cuide e trate as pessoas como elas merecem. Cumprimos a nossa missão” declarou.

As comemorações em alusão ao dia do médico continuam em Natal com a Missa do Médico, realizada no próximo domingo (20), às 8h, no Sinmed RN e na cidade de Mossoró, com programação até 25 de outubro. Confira a agenda de Mossoró.

whatsapp button