Sinmed convoca para assembléia que discutirá deflagração de greve

20/10/2008

Sinmed convoca para assembléia que discutirá deflagração de greve

20/10/2008

O Sindicato dos Médicos (Sinmed) convoca os servidores do Estado para participar de assembléia nesta terça-feira (21), onde serão informados os rumos da negociação com o Governo e será colocado o indicativo de greve em votação.

A entidade também observa a necessidade de ampla participação do funcionalismo, uma vez que prestará informações sobre processo de precatório do Estado, já em fase final no judiciário. A deflagração da greve vai depender de mais uma rodada de negociação, que acontecerá na tarde desta segunda-feira (20), às 16h, no gabinete civil. O Sinmed fez uma contraproposta, diante da impossibilidade de reajuste de 23% dos salários informada, em audiência, pelo chefe do gabinete civil, Gustavo Carvalho, e pelo titular da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), George Antunes, no início da semana passada. 

O sindicato propôs, de imediato, a incorporação de algumas gratificações, como a de alta complexidade, no valor de R$ 1.100, o que causaria, pelo menos, um ganho indireto para os servidores neste primeiro momento. O salário base aumentaria, incidindo assim sobre insalubridade e tempo de serviço. Vale observar que constam na pauta inicial de reivindicações reajuste de 23%, pagamento de atrasados do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) referentes a junho, julho e agosto de 2007 e implementação da mudança de nível prevista pelo plano (a cada dois anos os servidores deveriam estar progredindo, o que não está ocorrendo e que atrapalha a aposentadoria dos profissionais).  

Segundo explica o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, a participação dos servidores neste processo de negociação é importante para que possam ter força de diálogo junto ao Governo. “As negociações chegaram a uma situação de impasse no inicio da semana passada, quando o governo informou a impossibilidade de conceder o reajuste. Eles acenaram apenas com o pagamento dos atrasados do PCCS e ainda assim em 15 parcelas”, observa. 

Precatórios

A assessoria jurídica estará presente na assembléia dos médicos para dar informações sobre um processo contra o Estado, já em fase final de julgamento. É importante a participação para avaliação dos servidores sobre a proposta de pagamento feita pelo judiciário. O processo envolve 570 médicos. 

O Sinmed já esteve hoje nas unidades sensibilizando os servidores para participarem da assembléia desta terça-feira, que acontece a partir das 19h30 na sede do Sinmed, localizado na Rua Apodi, Cidade Alta.

whatsapp button