Sinmed convoca médicos para Ato Conjunto nesta terça-feira (25)

20/10/2016

Sinmed convoca médicos para Ato Conjunto nesta terça-feira (25)

20/10/2016

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) convoca todos os médicos que fazem parte da rede municipal de Saúde de Parnamirim e de Natal, e os médicos lotados na Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), para participarem de um Ato Conjunto. Ação acontece em protesto devido ao descaso dos gestores, falta de condições de trabalho e o atraso no pagamento dos salários. O protesto será realizado nesta terça-feira (25), a partir das 8h30, em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).

Junto a manifestação acontece um ato de paralisação de 24h nos atendimentos eletivos e de 50% da urgência. Entre as motivação estão os atrasos salariais que vêm ocorrendo desde de janeiro deste ano, por parte dos governos. Votada em assembleia, uma greve no modelo Operação Padrão, já acontece, desde o dia 14 de outubro, em todas as unidades de saúde.

Na luta pelos direitos dos médicos, o Sinmed RN emitiu durante a semana algumas notas sobre a importância da união dos médicos nesse momento de dificuldades.

Parnamirim

Em Parnamirim, os médicos da Upa de Nova Esperança realizam desde o 11º dia deste mês Operação Padrão, com atendimento apenas de casos com classificação de cor vermelha e laranja, correspondentes a Emergência e Muita Urgência.

Entre os principais problemas enfrentados estão à falta de pagamento dos salários e a formalização dos contratos de trabalho para os médicos que atuam na unidade.

Natal

Em Natal a situação do atraso de salários e a falta de condições básicas de trabalho ocasionaram o início da greve. Médicos da rede municipal de saúde atendem desde o dia 14 de outubro, apenas 50% dos pacientes e nas UPAs segue o atendimento apenas de pacientes com classificação de cor vermelha e laranja.

Os médicos ainda aguardam a implementação do PCCV, aprovado em março, sancionado em abril deste ano e ainda não implementado, pela atual gestão.

Governo do Estado

No Estado as dificuldades e atrasos recorrentes, culminaram mais recentemente, em um atraso no pagamento dos salários que já dura mais de 20 dias.

Além dos salários atrasados, a falta de condições de trabalho, as dificuldades em fechar as escalas de plantão, o número reduzido de servidores e a perda da insalubridade para os médicos aposentados, são alguns dos motivos que levaram a greve na rede estadual.

Sindicatos

Outros sindicatos da saúde, como SOERN e SIPERN, também se juntam ao Sinmed RN no próximo dia 25 de outubro para um ato público em frente ao HMWG, para cobrar a regularização nos calendários de pagamento.
 

whatsapp button