Médicos do Estado entram em greve

04/02/2010

Médicos do Estado entram em greve

04/02/2010

Em assembléia realizada nesta quinta-feira (04/02) os médicos do Rio Grande do Norte decidiram, por unanimidade, entrar em greve na próxima terça-feira (09/02). A data segue uma exigência da Lei de Greve de iniciar o movimento 72 horas após o órgão estadual de saúde ser comunicado oficialmente sobre a decisão. Durante os dias de paralisação serão mantidos os serviços de urgência e emergência em todos os hospitais da rede pública.

A pauta de reivindicações dos médicos inclui melhoria nas condições de trabalho, desocupação dos corredores dos hospitais, disponibilidade de novos leitos, mais vagas nas UTI´s, contratação de recursos humanos e reajuste salarial.

A decisão de iniciar o movimento grevista foi tomada após a realização de três grandes assembléias. E desde a primeira, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) vem sendo contactada, tendo sido, inclusive, realizada uma reunião com o secretário George Antunes no início da semana.  Mas até agora nenhuma proposta foi efetivamente apresentada à categoria.

A assembléia foi marcada por uma excelente participação dos médicos. A maioria se inscreveu para prestar seu depoimento acerca da situação de caos que domina o sistema público de saúde. Os médicos fizeram questão de destacar que não são vilões e sim vítimas da precariedade instalada nas unidades, assim como os pacientes. São eles que estão na linha de frente desta difícil situação enfrentando a ira de quem não consegue atendimento por falta de estrutura.

Os médicos do Hospital Santa Catarina falaram da pressão sofrida no dia a dia e das ameaças. A unidade está superlotada em conseqüência da dificuldade de acesso nos hospitais Walfredo Gurgel e Giselda Trigueiro.

Um grupo de ortopedistas do HWG fez um relato desesperado sobre a quantidade de pacientes nas filas de espera para cirurgias pelo SUS. Até 240 pacientes aguardando nas urgências. Alguns esperam tanto tempo, que mesmo quando são submetidos à cirurgia acabam com alguma seqüela.

Na assembléia, os médicos também decidiram realizar na próxima segunda-feira (08/02) um grande ato público em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, a partir das 10h30.

 

whatsapp button