Luta pelo aumento dos honorários dos planos de saúde é iniciada

26/05/2008

Luta pelo aumento dos honorários dos planos de saúde é iniciada

26/05/2008

O Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) e Associação Medica do RN (AMRN) iniciam a luta pela campanha de reajuste dos honorários de 2008 junto aos planos de saúde. Após a visita do presidente da Federação das Cooperativas Médicas (Fecom), José Augusto Ferreira, que contou com a participação de várias especialidades, programou-se uma estratégia de luta, onde as especialidades mais organizadas deveriam dar início ao movimento.

A proposta do Sinmed e AMRN é a substituição dos contratos individuais por um formato de contrato coletivo, via cooperativa médica. No entanto, nem toda especialidades estão preparadas para este formato. Sendo assim, há um patamar de remuneração está sendo buscado e que prevê uma consulta a R$ 42 e o pagamento de procedimentos pela CBHPM plena.

Mas, como os acordos firmados em 2007, que previam uma consulta R$ 38 estão sendo descumpridos pela metade dos planos é visível à necessidade por uma nova forma de luta. A hemodinâmica saiu na frente, em reunião realizada nesta quarta-feira (21), os nove hemodinamicistas resolveram solicitar descredenciamento e passar oferecer trabalho via cooperativa.

O Sinmed e AMRN estão convocando os planos de saúde para uma reunião na próxima quarta-feira (28), às 14h, na sede da AMRN. E caso a resposta seja negativa, a partir de 2 de junho, os profissionais da hemodinâmica passarão a fazer cobrança direta aos pacientes, nos valores da CBHPM. Será emitido, então, recibo ou nota fiscal e os pacientes deverão ser ressarcidos pelos planos.

whatsapp button