Fiscais do Sinmed visitam maternidades das Quintas e Felipe Camarão

11/12/2009

Fiscais do Sinmed visitam maternidades das Quintas e Felipe Camarão

11/12/2009

Ao decorrer da semana, o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed) realizou visitas de fiscalização em duas maternidades da capital. As unidades das Quintas e Felipe Camarão receberam a equipe do Sinmed, que avaliou as condições de atendimento e trabalho dos médicos.

Nas Quintas, a equipe pode perceber algumas reformas, pelas quais a unidade passou, melhorando o atendimento às gestantes. A sua capacidade atual é de 30 leitos, e lá ocorrem cerca de 200 partos por mês. Há também um ambulatório de Ginecologia e Pediatria, onde são realizados ainda atendimentos de Serviço Social e Nutricionista, Planejamento Familiar, Pré-natal e Ultrassonografia. No entanto, para complementar o atendimento falta iniciar o funcionamento do centro cirúrgico, sendo o principal obstáculo, a necessidade de mais obstetras, neonatologistas, anestesistas e técnicos de enfermagem.

Continuando o seu programa de fiscalização das unidades de saúde, a maternidade de Felipe Camarão, recentemente reaberta pela Secretaria Municipal de Saúde, também recebeu a visita do Sinmed. Lá existem 20 leitos e são atendidos os casos de obstetrícia de baixa complexidade. São realizados cerca de 100 partos por mês e a grande queixa dos profissionais é a falta de clínicos no pronto atendimento, já que a procura da comunidade por este atendimento é intensa. Os obstetras e pediatras são muitas vezes colocados em dificuldades, tendo de dar assistência que deveriam ser efetuadas por um profissional clínico devidamente escalado para isso.
 

whatsapp button