Especialista em transplantes realiza palestra em Natal

29/10/2009

Especialista em transplantes realiza palestra em Natal

29/10/2009

Será realizado na próxima quinta-feira (29), no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte o programa de divulgação científica Quinta da Ciência, que traz o tema Os Avanços em Ciências Médicas: Testemunho da trajetória do Transplante de Medula Óssea. A palestrante será a médica Mary Evelyn Dantas Flowers, que é a pioneira e fundadora do Nacional de Transplante de Medula Óssea (TMO), no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

A palestra acontecerá às 19h no Auditório do Memorial da Medicina e será de acesso livre, porém a capacidade do auditório é de 120 lugares. A Dra. Mary Flowers que é pós-graduada em transplante de medula óssea, pelo centro de pesquisa oncológica, Fred Hutchinson Cancer Research Center realizará a segunda palestra da noite.

Este é o segundo de uma série de série de encontros a serem realizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), com nomes de grande importância na área da ciência e tecnologia. Essa é a primeira vez que a médica e pesquisadora Mary Flowers, irá proferir uma palestra para a população da sua cidade de origem.

A Dra. Flowers se graduou na UFRN no ano de 1977, tendo feito mais de 150 publicações em periódicos médicos (New England Journal of Medicine, Journal of American Medical Association, Blood, Biology or and Marrow Transplantation, Bone Marrow and Transplantation, British Journal of Haematology), vários capítulos de livros, além de mais de 60 outras publicações na área de transplante de células tronco hematopoiética.

O foco de sua pesquisa é na área de tratamento de complicações do transplante, particularmente na doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) crônico, uma síndrome imunológica semelhante ao lúpus, esclerodermia e outras doenças auto-imunes. Uma de sua contribuições cientificas foi o desenvolvimento de diagnóstico e classificação da DECH crônica, como resultado do projeto de desenvolvimento de concensus entre “experts” na área realizado no National Institute of Health (NIH), nos Estados Unidos em 2005. Outra área de pesquisa envolve o uso de imunoterapia celular, após o TMO em recaída de doenças malignas hematológicas.

Atualmente a médica é professora da Universidade do Estado de Washington e coordenadora do Programa de Acompanhamento Pós-transplante do Fred Hutchinson Câncer Research Center e Seattle Câncer Care Alliance (FHCRC/SCCA), além de proferir palestras internacionais sobre a DECH crônica e outras complicações tardias do TMO alogênico nos Estados Unidos, Brasil, Japão e Europa.

Mary Flowers é reconhecida no Brasil pelo pioneirismo no estabelecimento de Centro de Transplante de Medula (CEMO) no INCA e contribuição no estabelecimento de outros centros de TMO no Brasil, inclusive o Centro de Transplante em Natal. Nos Estados Unidos, Flowers estabeleceu e chefia o Programa de Acompanhamento Pós-transplant Integrado à Pesquisa Clínica (Long-Term Follo Up / LTFU) que conta com mais de 4 mil sobreviventes transplantados em Seattle e visitado por inúmeros centros estabelecidos de TMO americanos e internacionais buscando know-how para instituir semelhante programa em suas instituições de origem.

whatsapp button