Informe Contábil: o médico e os negócios

27/09/2012

Informe Contábil: o médico e os negócios

27/09/2012

Caro leitor,

Tenho observado que os profissionais de saúde, a partir do início da carreira onde se apresentam aptos ao desempenho da profissão que é de salvar vidas, não são avisados no ambiente da Universidade de um detalhe: é que terão de administrar um negócio, promover sua carreira e disputar espaço em um mercado tão competitivo. Por exemplo, para ter um consultório realmente bem sucedido, um médico precisa aprender a gerir como uma empresa moderna e implantar um planejamento consistente em seu negócio.

Um planejamento para um consultório médico precisa ser objetivo, prático, de simples aplicação e direcionado para a área médica, com linhas básicas bem definidas nas áreas:

• Infraestrutura – Instalações, tecnologia, ambiente confortável, atendimento personalizado, pós-acompanhamento do cliente (paciente);
• Reconhecimento do posicionamento de mercado;
• Treinamento do pessoal de apoio;
• Material promocional com o objetivo de divulgação;
• Controle interno contábil das relações com o governo, quer sejam trabalhistas, fiscal ou tributário, além do acompanhamento da viabilidade financeira, e;
• Marketing pessoal.
O Marketing Pessoal necessita que o profissional médico esteja atento a alguns fatores básicos:
• Capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
• Desenvolvimento de contatos pessoais e profissionais;
• Desenvolvimento de parcerias com outros profissionais de áreas complementares a sua;
• Participação em associações e Sindicatos que poderão gerar projeção social.

Diante disso, não se pode deixar a margem à proteção ao patrimônio – objeto da Contabilidade Gerencial que em muito poderá contribuir.

Pense bem! Procure nosso Sindicato.

Prof. Rinaldo B Negromonte – CRC RN 006923-O/8
Assessor Contábil do SINMED
 

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