Dica contábil: A Importância da Análise do Negócio

08/11/2018

Dica contábil: A Importância da Análise do Negócio

08/11/2018

Dica contábil: A Importância da Análise do Negócio

 

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.                 

 Carl Jung

 

Surpreso? É preciso analisar o tempo todo.

Iniciar um negócio é fácil, desde que você tenha uma disponibilidade em dinheiro e/ou bens e conhecimento do produto ou serviço. Incentivos ”sobram” e estão disponíveis nas Instituições de Ensino e Órgãos governamentais que ensinam você apenas a aprender a “sonhar”. Se você acordar logo, pode ser que o negócio sobreviva. Se ficar dormindo entra nas estatísticas do governo das empresas que não sobrevivem por mais de 2 (dois) anos. Pergunta-se: Dá para entender “tanta” gente dizendo querer ajudar você, quando na verdade só vendem sonhos afirmando que tudo dará certo? Parece que ninguém se preocupa com as estatísticas de descontinuidade das empresas. Sonhar é bom, estar preparado provoca as realizações.

 

Dicas para não ser incluso nessa estatística:

  • ✓Aos profissionais que o assessoram solicite sempre documentos que dão amparo legal;
  • ✓Movimentos do dia a dia (Fiscal, Trabalhista e Previdenciário, Contábil) devem ter a cada 3 (três) meses a opinião de um profissional de “fora” da empresa;
  • ✓Não se contente de forma pontual com “benefícios” que por vezes podem estar sobrecarregando outros processos e aumentando gastos.
  • ✓Se possível, contrate um Assessor Financeiro Personal (dispomos desse serviço). Esse irá auxiliar você a obter informações das reais necessidades das partes interessadas do negócio e não apenas dos desejos expressos, facilitando a comunicação entre as unidades de negócios.

 

 

Qual vantagem trará?                                                   

  • ✓Potencializar o processo de desenvolvimento pessoal;
  • ✓Desenvolvimento do autoconhecimento;
  • ✓Decisões simples e no tempo certo;
  • ✓Alcance de resultados mais rápidos;
  • ✓Controle sobre as ações de forma a correções no melhor tempo.

 

Causos de um Contador comprova a necessidade em analisar!     

Certa vez houvera interesse por parte de um empresário para consulta com um dos nossos profissionais. A empresa tinha por endereço a cidade do Recife-PE. Marcado o local dia e hora, fomos ao encontro. Ao se iniciar a conversa, o empresário demonstrou um grande conhecimento de mercado e processos internos da sua empresa do ramo de beneficiamento de pescados do mar. Desejava o empresário, definir percentuais de participação no Capital Social de uma nova empresa a ser constituída com outras duas do mesmo ramo. Esse empresário estava convicto que mereceria uma participação mínima de 70%, já que, a seus olhos, apresentava o maior patrimônio. Contratados, iniciamos o processo da avaliação do valor de cada empresa por base o patrimônio. Sob o critério estatístico patrimonial total das três empresas, deu-se que, comprovadamente o patrimônio do empresário contratante perfazia 78%, enquanto que as demais, apenas 14% e 8% cada. Assim se deu a apresentação do relatório e dessa forma serviu de base para a divisão do percentual do Capital Social da nova Empresa. Mesmo sem apresentar no relatório por não ser objeto do contrato, produzimos análise interna confrontando em outra base, o Patrimônio Líquido – que é a diferença entre todo o ativo (bens + direitos) menos as obrigações de cada empresa. A conclusão é que o empresário que nos contratou apresentou Patrimônio Líquido Negativo, ou seja, todos os bens + direitos da sua empresa estavam menores que as obrigações – situação ruim. Os outros dois apresentavam Patrimônio Líquido Positivo onde, todos os bens + direitos eram maiores que as Obrigações – situação boa. O primeiro não conseguiria pagar todas as dívidas, enquanto que os demais sim. Moral do causo: Se os outros dois empresários que não nos contrataram os tivessem feito, para a análise do negócio em conjunto e não simplesmente acreditar em qualquer situação apresentada, a divisão do Capital Social teria outra história. Acredite! A surpresa virá para os dois e aí será tarde. Pense nisso! Pense Bem!

 

O autor do texto é Rinaldo Bezerra Negromonte Filho, Mestre em Administração Profissional e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Assessor Contábil do Sinmed RN.

*Os médicos associados podem tirar suas dúvidas com a assessoria contábil do Sinmed RN para diversas situações. Conheça mais sobre o serviço e agende sua visita: Assessoria Contábil.

 

whatsapp button