Assessoria Contábil do Sinmed alerta para a última semana de declaração do IR

25/04/2016

Assessoria Contábil do Sinmed alerta para a última semana de declaração do IR

25/04/2016

Comemorado nesta segunda-feira, 25, o Dia da Contabilidade é uma importante data para se reconhecer o trabalho e a importância dos profissionais desta área fundamental para o planejamento financeiro. A data coincide com a última semana do prazo para a declaração do imposto de renda, 29 de abril, um dos momentos no qual esses profissionais são mais exigidos e procurados.

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) dá suporte contábil a todos os médicos associados ao sindicato por meio da sua Assessoria Contábil. A assessoria faz parte do Programa de Benefícios para os Médicos (PROBEM) e atende semanalmente os associados na sede do sindicato.

O professor contabilista Rinaldo Negromonte explica como funciona o atendimento. “O trabalho que desenvolvemos aqui na assessoria auxilia os médicos na visão deles para com os órgãos de fiscalização, sejam eles em esfera municipal, estadual ou federal”, explica.

Reinaldo enfatiza a importância do planejamento a longo prazo para evitar problemas na hora da declaração do Imposto de Renda. “O mais importante é lembrar que o planejamento deve ser feito durante todo o ano para que o médico possa honrar seu compromisso com o fisco de forma licita e com menor de desembolso de pagamento”.

O contador oferece algumas dicas para facilitar a declaração: “É importante observar algumas recomendações que sempre damos aqui na assessoria, como ficar atento ao livro caixa, esclarecer dúvidas sobre pessoa física e jurídica, a relação com o atendimento de pacientes. Este ano, por exemplo, é necessário informar tanto o CPF do médico, quanto dos pacientes atendidos, se apenas um dos lados informar ao fisco, tanto o médico quanto o paciente podem cair na malha fina”.

O atendimento da assessoria contábil funciona no sindicato todas as quintas-feiras das 14h às 18h. Para ser atendido, basta ligar e agendar antecipadamente para o sindicato no número: 3222-0028.

Dia da Contabilidade
O Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.

A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.

O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.

 

whatsapp button