UPA do Potengi recebe visita do Sinmed RN

15/01/2020

UPA do Potengi recebe visita do Sinmed RN

15/01/2020

UPA do Potengi recebe visita do Sinmed RN

A Unidade de Pronto-atendimento do bairro Potengi foi a unidade de saúde visitada hoje (15) pelo Sindicato dos Médicos, em uma série de visitas programadas pela entidade para o mês de janeiro.

A UPA Potengi tem em média 300 atendimentos diários, chegando a dobrar este número no período de maior incidência das arboviroses (primeiros meses do ano). A estrutura encontrada pelo Sinmed é satisfatória, com laboratório funcionando e a sala de Raio-x, que estava parada há muito tempo, deve voltar a funcionar nos próximos dias.

O problema apontado pela diretora da UPA, Swami Bezerra, é da falta de leitos na rede de saúde o que tem feito a unidade ficar com pacientes internados por até um mês, enquanto aguarda vaga para transferência.

O Sinmed RN constatou pacientes internados na sala de nebulização e praticamente todos os leitos ocupados em todas as salas.

A unidade funciona com 04 clínicos gerais e 02 pediatras por plantão de 12 horas. São, em média, 35 médicos plantonistas na UPA porém apenas dois deles são estatutários.

“Isto serve como alerta para a gestão municipal de que é preciso atualizar o Plano de Cargos e implementar a tabela 2019. É necessário também que haja concurso público. A direção da UPA reconhece que quando o profissional é fixo na unidade o seu comprometimento é maior”, analisou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

De acordo com Ferreira, para o sindicato a visita foi boa pois há uma preocupação da direção da UPA Potengi com os profissionais que atuam na unidade e com o bom atendimento ao paciente.

Qualquer médico pode entrar em contato com o sindicato para que a entidade vá até a unidade de saúde verificar como estão os contratos e as condições de trabalho dos profissionais.

whatsapp button