Sociedade Brasileira de Anestesiologia suspende registro de médico que abusou de paciente durante o parto

13/07/2022

Sociedade Brasileira de Anestesiologia suspende registro de médico que abusou de paciente durante o parto

13/07/2022

Sociedade Brasileira de Anestesiologia suspende registro de médico que abusou de paciente durante o parto

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) aprova e respalda a pronta resposta da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) ao crime hediondo praticado por um profissional que desonrou seu exercício profissional na Anestesia.

O fato ocorreu no Rio de Janeiro, na madrugada da última segunda-feira (11), quando Giovanni Quintella Bezerra, médico anestesiologista, foi preso em flagrante após ser filmado por funcionários do hospital enquanto abusava de uma paciente que estava sedada durante a cesariana.

O caso ganhou repercussão nacional e gerou revolta entre a categoria, que repudia a atitude do médico. Em nota emitida pela SBA “todos os médicos anestesiologistas do país se sentiram pessoalmente atingidos diante desse episódio, tendo em vista que a nossa especialidade busca realizar suas atividades respeitando os princípios éticos e morais inerentes à pratica médica”

Giovanni teve o registro de médico suspendido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), ficando impedido de exercer a profissão no Estado. Ainda de acordo com a SBA: “Atos como os praticados pelo médico em questão não serão aceitos, não coexistirão no meio de nós e serão combatidos e punidos com firmeza, tendo em vista a obrigação fundamental da SBA em defender o bom nome da anestesiologia e a de garantir a prestação de serviços médicos de excelência, com técnica, respeito e segurança para a população brasileira”.

Em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (12), a SBA determinou a suspensão imediata do médico Giovanni Quintella Bezerra do quadro de sócios e afirmou que “A nossa sociedade não ficará inerte diante de fatos tão obscenos e degradantes como os que foram praticados, agiremos de forma contundente e EXEMPLAR a fim de punir o médico que protagonizou esse abominável episódio”.

“Não há outra alternativa cabível se não a pronta expulsão das Entidades da Anestesiologia Brasileira e a cassação do seu registro de médico”, afirmou Geraldo Ferreira, médico anestesiologista e Presidente licenciado do Sinmed RN.

Confira a nota da Sociedade Brasileira de Anestesiologia: Nota-Oficial-2-SBA-17-6-22

whatsapp button