Sinmed RN realiza visita ao Hospital Walfredo Gurgel

17/11/2017

Sinmed RN realiza visita ao Hospital Walfredo Gurgel

17/11/2017

Sinmed RN realiza visita ao Hospital Walfredo Gurgel

Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e Chagas Bastos, vice-presidente, visitaram na manhã desta sexta-feira (17) o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, para prestar apoio a Diretora do hospital, Fátima Pereira Pinheiro que, no último final de semana, recebeu um mandado de prisão, sendo responsabilizada pela falta de leitos de UTI .

O fato aconteceu na madrugada do último sábado (10), quando a diretora geral do Walfredo Gurgel estava de folga. Um oficial de justiça chegou ao hospital com uma determinação judicial que estabelecia um prazo de até 2h para que um paciente fosse internado em uma UTI e, no caso do descumprimento, o oficial voltaria ao hospital com reforço policial para prender a diretora. 

Este ano, o déficit no quadro de servidores resultou no fechamento do 5º andar do prédio do Walfredo Gurgel, reduzindo o número de leitos de UTI disponibilizados pelo hospital. “Faltam, principalmente, enfermeiros e técnicos para suprir a demanda de pacientes que o hospital recebe”, disse Fátima Pereira Pinheiro, diretora geral.

Atualmente o Walfredo possui 39 leitos de UTI, mas todos estão ocupados. O hospital, que é o maior do Rio Grande do Norte, recebe pacientes de todo o Estado e os leitos são insuficientes para a demanda. Cerca de 30 pacientes são encaminhados, por dia, para a Unidade de Terapia Intensiva, mas a ausência de vagas resulta em longas filas de espera nos corredores do hospital.

O Sinmed RN irá solicitar audiência ao Tribunal de Justiça e a Associação dos Magistrados do RN para levar a posição do sindicato. “A situação tem tornado a saúde pública do Rio Grande do Norte um verdadeiro caos, mas o médico não pode ser responsabilizado por isso” alegou Geraldo Ferreira.

 

whatsapp button