Plano de Recuperação Salarial para os médicos do PSF é debatido em Parnamirim

08/03/2017

Plano de Recuperação Salarial para os médicos do PSF é debatido em Parnamirim

08/03/2017

Plano de Recuperação Salarial para os médicos do PSF é debatido em Parnamirim

Nesta terça-feira (07), o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) participou de reunião em Parnamirim com o secretário Municipal de Saúde, João Albérico, e o secretário Municipal de Planejamento, Giovanne Junior. Na ocasião, foi negociado o Plano de Recuperação Salarial para os médicos que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) no município.

O principal objetivo do Plano, que deve se desenvolver ao longo dos próximos quatro anos, é recuperar o valor pago para os profissionais no município. De acordo com os médicos que atuam no serviço hoje, o município não reajusta os salários há quinze anos. Defasado, o salário orçado em pouco mais de cinco mil reais, por 40h, está abaixo do que é pago nos demais municípios do Estado.

Durante a reunião desta terça-feira, com o secretário de planejamento, foi negociada a implementação do Plano de Recuperação, porém foram destacadas algumas medidas que a prefeitura irá tomar a vista de viabilizar o processo. “Estamos nos empenhando para colocar todos os salários em dia. Em paralelo, vamos realizar um estudo de impacto para o município quanto a implementação do Plano de Recuperação e vamos manter aberto o diálogo com o Sindicato”, afirmou Giovanne.

Para o presidente do Sinmed RN, o mais importante é que o Plano de Recuperação Salarial foi negociado com vista de atingir o valor do salário do Programa mais Médicos [valor aproximado de 11 mil reais] e com carga horária também semelhante ao que acontece no programa. “O Sinmed solicitou que a carga horária dos médicos seja mantida com 40h flexibilizadas, sendo 32h de assistência e 8h em educação continuada e que o valor pago seja ajustado segundo o Plano de Recuperação, com 25% de reajuste para este ano, assim como no ano seguinte a este, até que se atinja o nível do que é pago aos médicos do Programa Mais Médicos”, esclareceu.

Durante o encontro, foi acordado entre a prefeitura e o Sindicato para que seja solicitada uma audiência com o Ministério Público para oficializar o cumprimento da carga horária flexibilizada requerido pelo Sinmed RN. Ainda de acordo com o proposto, a meta assistencial será mantida. Atualmente fazem parte do PSF em Parnamirim 56 médicos.

whatsapp button