Sinmed RN discute novas propostas para médicos da Prefeitura de Parnamirim

30/05/2017

Sinmed RN discute novas propostas para médicos da Prefeitura de Parnamirim

30/05/2017

Sinmed RN discute novas propostas para médicos da Prefeitura de Parnamirim

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN),  Geraldo Ferreira, participou da audiência pública que aconteceu na manhã desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Parnamirim, onde foi discutida a atual situação dos médicos do município.

No inicio do mês de maio, após uma nova proposta da Prefeitura, cerca de 29 médicos do Programa Saúde da Família (PSF) pediram exoneração do cargo. O acordo previa o aumento da carga horária semanal de 30h para 40 horas e o reajuste de 30% no salário da categoria.

“O programa Saúde da Família é básico e indispensável para a comunidade. Não é concebível que uma cidade que tem 54 equipes de saúde da família, tenha apenas 10 ou 15 funcionando adequadamente. É necessário que essas equipes sejam bem compostas e tenham profissionais com uma carga horária adequada pra que a população esteja devidamente assistida”, comentou  Ferreira.

O pedido de demissão foi um movimento espontâneo dos médicos que se sentiram prejudicados e não acataram a proposta. O presidente do Sinmed relata que o valor proposto pela Prefeitura de Parnamirim está abaixo da remuneração paga por municípios vizinhos, como Natal e Macaíba, além da carga horária que impossibilita o profissional de trabalhar em mais de um local.

O Sinmed RN busca outras possibilidades de negociação, fazendo um comparativo com o programa “Mais Médicos”. A ideia é estabelecer um reajuste inicial, levando o salário ao valor que já é pago aos médicos de outros municípios e, posteriormente, propor um novo reajuste, igualando ao valor pago no programa “Mais Médicos”, até 2018.

 

whatsapp button