Secretário de saúde de Parnamirim deve apresentar proposta de reajuste gradual para médicos do PSF

31/01/2017

Secretário de saúde de Parnamirim deve apresentar proposta de reajuste gradual para médicos do PSF

31/01/2017

Secretário de saúde de Parnamirim deve apresentar proposta de reajuste gradual para médicos do PSF

Reunidos na manhã desta segunda-feira (30) com o secretário Municipal de Saúde de Parnamirim, João Albérico, médicos da rede municipal de saúde e representantes do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), debateram a situação dos profissionais que atuam na rede de assistência básica e postos do Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com os médicos, não há reajuste para os que atuam nesta função no município há cerca de quinze anos. O salário, hoje orçado em pouco mais de cinco mil reais, por 40h, está abaixo do que deveria e do que é pago nos demais municípios do Estado.

Segundo o secretário de saúde, João Albérico, a proposta para solucionar a situação, dentro do quadro atual de crise financeira e reorganização das finanças municipais, tendo em vista que o município já cumpre uma determinação judicial, seria a apresentação de um plano de reajuste gradual para os médicos do PSF. “Vamos analisar junto a equipe o impacto financeiro e apresentaremos uma proposta de reajuste gradual, que poderá ser implementado anualmente, durante os quatro anos de gestão”, afirmou.

Para o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, a medida vai ajudar nas negociações, uma proposta de reajuste seria apresentada e debatida com os médicos que atuam no programa. “Uma proposta de um plano de recuperação salarial poderia, em um prazo de três a quatro anos, elevar o valor pago aos médicos hoje ao que é pago aos profissionais do programa Mais Médicos do Governo Federal, que representa hoje cerca de 11 mil”, concluiu.

UPA de Parnamirim

Durante o encontro, também foi debatida a situação dos médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança. A unidade que foi recém-aberta terá um médico pediatra a menos, seguindo o que vem acontecendo com outras unidades de saúde após o lançamento da nova portaria do Ministério da Saúde, que permitiu a redução do número de profissionais.

De acordo com o secretário, a proposta é que seja reforçado o trabalho que é feito nos postos de atenção básica e nos PSF’s para com isso reduzir a demanda de atendimentos na UPA.

Assembleia

Para debater o exposto na reunião com o secretário Municipal de Saúde, o Sinmed RN realiza nesta terça-feira (31), a partir das 19h30, assembleia com os médicos de Parnamirim, em especial os que atuam nos PSF’s da rede municipal.

whatsapp button