Notícias

Planos de saúde são convocados para discutir honorários com especialistas em cirurgia de mão

09 nov 17

Planos de saúde são convocados para discutir honorários com especialistas em cirurgia de mão

Médicos especialistas em cirurgia de mão convocam planos de saúde para reabertura de negociação para tabela de honorários, defasados desde o ano de 2008, com a intermediação do Sindicato dos Médicos do RN.

Os atendimentos nos convênios que não concordaram com o diálogo com a categoria estão suspensos desde o dia 1º de outubro e os pacientes correm o risco de serem atendidos por médicos não especialistas.

De acordo com a diretora do Sinmed RN, Tábata Alcântara, para o paciente o atendimento por um profissional não especialista é um grande risco. “Se o médico que atende esse paciente não é especialista, o usuário pode ser prejudicado. Existem procedimentos mais complexos que o ortopedista sem ser especialista em cirurgia de mão não pode fazer”.

A médica enfatiza ainda a preocupação com as festas de final de ano que podem aumentar os casos de lesão na mão: “No final do ano as lesões por fogos de artifícios aumentam e os pacientes podem ficar sequelados por não haver esta assistência. Mas o usuário tem o direito ao atendimento”, afirma Tábata.

O Sinmed RN montará um cronograma para rodadas de negociação com todos os Planos de Saúde que ainda não fecharam acordo com a categoria. A primeira chamada é para o dia 14 de novembro, com os convênios Amil, Bradesco, Sulamerica, Petrobrás, Saúde Caixa, Camed, Geap, postal Saúde.

Caso os planos não tentem a negociação com os especialistas, serão analisadas medidas jurídicas e acionados os órgãos de proteção ao consumidor para que os pacientes não sejam prejudicados.

Fonte: Sinmed RN