Médicos realizam Operação Padrão na UPA de Parnamirim

20/09/2016

Médicos realizam Operação Padrão na UPA de Parnamirim

20/09/2016

Médicos da Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança, em Parnamirim, se reuniram em assembleia ontem (20) no Sindicato dos Médicos do RN para votar Operação Padrão de atendimento a partir da próxima sexta-feira (23).

Os médicos reivindicam o pagamento dos salários, atrasados desde o mês de julho, condições de trabalho e segurança na unidade de saúde, além da formalização do contrato de trabalho.

De acordo com e-mails enviado pelos profissionais ao Sinmed RN, CRM e Ministério Público, a UPA funciona com laboratório em restrição de funcionários, diminuindo assim o número de exames, raio-x parado, pacientes internados a mais de 30 dias, entre outros problemas.

Por estes motivos, foi aprovada a Operação Padrão na próxima sexta-feira (23). A partir das 8h, caso não sejam pagos os salários atrasados, os médicos vão realizar atendimento apenas para pacientes classificados como vermelho ou laranja. Os demais pacientes devem procurar atendimento nos Postos de Saúde do município.

O Sinmed RN enviou ofício para o secretário de saúde de Parnamirim, Henrique Costa, para comunicar a paralisação da categoria e solicitar audiência, em caráter de urgência. Até o momento não houve resposta ao comunicado.

Foi enviado também ofício para o Ministério Público (MPRN) solicitando audiência para expor os problemas dos médicos da UPA de Parnamirim.

O MP, inclusive, já instaurou procedimento para apurar a denúncia sobre irregularidades da UPA, oficiando a Secretaria Municipal de Saúde e solicitando cópia dos contratos de trabalho dos médicos da UPA; lista dos pediatras, com respectiva comprovação de titulação; e também pediu informação sobre as providencias tomadas para contratação de seguranças na unidade.

A Direção da UPA também foi oficiada pelo MP e deve apresentar, até o dia 24/9, escala de bioquímicos, técnicos de laboratório e pediatras, dos meses de agosto e setembro; número dos exames de Raio-X realizados nos meses de agosto e setembro; censo diário, especificando o tempo de internação dos pacientes.
 

whatsapp button