Médicos do município vão às ruas em favor de melhorias na saúde pública

18/07/2017

Médicos do município vão às ruas em favor de melhorias na saúde pública

18/07/2017

Médicos do município vão às ruas em favor de melhorias na saúde pública

Médicos de Natal foram às ruas na manhã desta terça-feira (18) para protestarem contra o caos que a saúde pública vem se tornando. As reivindicações da categoria são a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), melhores condições de trabalho e a saída do atual Ministro da Saúde, Ricardo Barros. O movimento teve concentração na sede do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) e seguiu até o palácio da Prefeitura.  

O ato foi realizado pelo Sinmed RN e pela Confederação Nacional dos Médicos (CNM) que, além da implementação do PCCV, também pedem a saída do Ministro da Saúde, Ricardo Barros. Leda Pandolphi, Diretora do Sinmed, comenta que o ministro tem desrespeitado a categoria: “Não tem condições de acatarmos tudo isso e não fazermos um movimento contra esse Ministro. É um desrespeito que não pode haver de um chefe de uma pasta para com os profissionais”.

Os médicos do município deflagraram estado de greve há duas semanas e pedem mais atenção dos governantes para a saúde: “Faltam especialistas, exames complementares, são muitos pacientes para serem atendidos e faltam profissionais. É necessário que haja concursos e que exista um plano de carreira para os médicos” desabafa Lêda Pandolphi.

 O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos vem sendo negociado há seis anos, foi sancionado pelo prefeito Carlos Eduardo, mas não foi implementado no prazo prometido. O presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, disse que o ato é uma resposta ao descaso com a saúde e com toda a categoria médica: “O nosso recado é muito claro: Não podemos mais esperar! O prefeito tem um compromisso muito sério com a categoria, assumido publicamente ao longo de duas eleições e ele está falhando com isso”.

O estado de greve na saúde do município continua e os novos rumos da luta em favor da categoria e da saúde pública será decidido em assembleia, que acontece hoje (18), às 19h, no Sinmed RN.

whatsapp button