Jurídico do Sinmed monitora entrega de EPIs

27/03/2020

Jurídico do Sinmed monitora entrega de EPIs

27/03/2020

Jurídico do Sinmed monitora entrega de EPIs

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte está preocupado com a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde que estão na linha de frente em combate ao coronavírus.

Além de proteger as equipes, os EPIs também asseguram a saúde do paciente, evitando que um médico contaminado e assintomático os contagie.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que os equipamentos básicos de proteção individual são: máscara tipo N95 ou PFF2; óculos ou Face Shield; luvas; gorro; capote impermeável e álcool Gel 70%.

 

O Sinmed-RN reforça as seguintes orientações durante o atendimento e permanência no local de atendimento:

– Para a contenção respiratória utilizar: máscara cirúrgica; uso de luvas, gorro e aventais descartáveis; lavar as mãos com frequência; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

– Para procedimentos produtores de aerossóis usar máscara N95/PFF2.

– Todo profissional que atender os pacientes com suspeita de Síndrome Gripal deve usar EPIs e adotar as medidas para evitar contágio, conforme indicado acima.

 

Atenção para os cuidados que devem ser tomados em relação ao uso de máscara cirúrgica:

– Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar as lacunas entre o rosto e a máscara;

– Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la;

– Remova a máscara usando técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova o laço ou nó da parte posterior);

– Após a remoção, ou sempre que tocar em uma máscara usada, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel, se visivelmente suja;

– Substitua a máscara por uma nova máscara limpa e seca assim que estiver úmida ou danificada;

– Não reutilize máscaras descartáveis;

– Descarte em local apropriado as máscaras após cada uso; – Troque de máscara após atender novos pacientes.

Médicos que estiverem trabalhando sem acesso a equipamentos de segurança contra o COVID-19,  podem denunciar imediatamente ao Sinmed-RN para que sejam tomadas todas as providências cabíveis.

Disque 3222-0028 ou envie um WhatsApp para (84) 9.9934-9642

 

whatsapp button