Geraldo Ferreira mostra preocupação com o possível fechamento do Ruy Pereira

14/10/2019

Geraldo Ferreira mostra preocupação com o possível fechamento do Ruy Pereira

14/10/2019

Geraldo Ferreira mostra preocupação com o possível fechamento do Ruy Pereira

O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed), Geraldo Ferreira, mostrou preocupação com o futuro do Hospital Doutor Ruy Pereira do Santos, localizado em Petrópolis, na Zona Leste de Natal. A unidade especializada em doenças vasculares pode ser fechada nos próximos dias.

De acordo com Geraldo Ferreira, o encerramento das atividades do Ruy Pereira vai gerar prejuízos no atendimento de pacientes diabéticos. “Estamos piorando o atendimento hospitalar. O Ruy Pereira será fechado para enviar os pacientes para o Hospital da Polícia Militar”, reclama.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) não confirmou o fechamento do hospital. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o Estado está cumprindo uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, publicada em junho passado, para manter o pleno funcionamento das atividades.

No entanto, esta não é a primeira vez que o Ruy Pereira é envolvido em uma polêmica sobre fechamento. Em junho passado, o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, anunciou o encerramento das atividades. A alegação é de que a estrutura apresenta deficiências para atender ao público.

O hospital tem 80 leitos clínicos de enfermaria, 10 leitos de UTI e admite a internação de cerca de 100 pacientes por mês.

Ainda de acordo com Geraldo Ferreira, a falta de investimentos no setor de Saúde resultou, ao longo dos últimos, no fechamento de leitos nos hospitais públicos estaduais. Segundo ele, a Saúde deveria ficar incólume das ações de cortes de despesas e reajuste orçamentário. “Não queremos que o sistema piore e que os serviços sejam ampliados. A tentativa de economia em cima da saúde é errada. É preciso atuar em outras áreas, como o combate da corrupção, impedindo o desvio de recurso, e também reduzir os gastos com servidores”, diz.

Para o mês de outubro, o Sinmed está organizando uma série de atividades com vistas à celebração do dia do médico, que é comemorado no dia 18 de outubro. “Já estamos fazendo uma exposição na sede do sindicato chamada de ‘Encantos de Natal’. A ação traz trabalhos do fotógrafo Canindé Soares e do artista plástico Flávio Freitas. Também vamos levar um projeto musical para os hospitais de Natal. A iniciativa terá a participação do músico Carlinhos Zens”, revela.

Outra ação da entidade é promover atividades relacionadas com a prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. “São enfermidades preveníveis e controláveis. Quais são as medidas mais simples? Controlar o peso, praticar exercícios e alimentação saudável.

 

 

Matéria publicada no Agora RN dia 07.10.2019: agorarn.com.br/cidades/geraldo-ferreira-mostra-preocupacao-com-o-possivel-fechamento-do-ruy-pereira/

whatsapp button