Encontro de Cooperativas de Saúde é realizado em Natal

07/05/2018

Encontro de Cooperativas de Saúde é realizado em Natal

07/05/2018

Encontro de Cooperativas de Saúde é realizado em Natal

Aconteceu no último sábado (5) o primeiro Encontro de Cooperativas do Ramo da Saúde em Natal. Evento realizado pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP-RN), com o intuito de promover uma ação sistêmica das cooperativas que integram o setor no Estado.

Durante o evento houve palestras e debates sobre cooperativismo. O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), Geraldo Ferreira, mediou à mesa “As cooperativas de saúde do Brasil” e, na ocasião, anunciou a nova Cooperativa de Trabalho Médico Autônomo e Social (COOP), fundada no mês de abril e que, dentre outros serviços, irá gerenciar a plataforma digital Saúde RN que foi apresentada a comunidade médica durante o evento.

Segundo Geraldo Ferreira, existe uma compreensão de que esse modelo de gerenciamento por cooperativas é importante para abrir as portas do mercado de trabalho, substituindo empresas que viessem a sub-remunerar os profissionais da área.

Sobre a plataforma Saúde RN, Geraldo aponta que é uma alternativa de remuneração digna para os médicos do estado e ressalta a importância da criação de uma cooperativa para gerenciar esse novo modelo de mercado: “Em outros estados a plataforma é comandada por empresas. No Rio Grande do Norte, nós entendemos que é precisamos nos apropriar e usar esse modelo através de cooperativas” disse.

De acordo com Eduardo Gatto, assessor estratégico da SESCOOP, no Rio Grande do Norte existem 13 ramos de cooperativismo. O ramo da saúde congrega não só a atividade médica, como também outras atividades voltadas para esse segmento: odontólogos, enfermeiros, dentre outros.

whatsapp button