Chegou a hora de contribuir com o seu sindicato!

15/02/2018

Chegou a hora de contribuir com o seu sindicato!

15/02/2018

Chegou a hora de contribuir com o seu sindicato!

Durante o mês de fevereiro o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN) envia para os médicos do estado o Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical para que a categoria possa colaborar e fortalecer as lutas de todos os médicos.

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), Arts. 578 e 579, com a redação dada pela Lei nº 13.467/2017, estabeleceu o desconto da Contribuição Sindical de todo profissional, independentemente de ser ou não sindicalizado, condicionada à realização de assembleia específica da respectiva categoria profissional autorizando a realização dos descontos. A assembleia do Sinmed RN ocorreu no dia 28 de novembro de 2017 e deliberou pela autorização do desconto da contribuição sindical relativa ao ano de 2018.

O valor da contribuição é anualmente deliberado pela categoria em Assembleia Geral realizada no final de cada exercício, para posteriormente ser encaminhado o boleto de pagamento ao profissional, dando oportunidade de efetuá-lo espontaneamente até 28 de fevereiro de 2018, com orientações para apresentar nos locais de trabalho com fins de evitar desconto na folha de pagamento no mês subsequente.  

Porque a cobrança é realizada?

Porque se assim não for apenas os associados teriam que bancar os custos das lutas trabalhistas, que geram resultados para todos os médicos. Basta lembrar a luta contra o pacote do governo estadual e os 10% de aumento que teremos em maio. Isso vai para todos, não tem até o momento, apesar de algumas decisões judiciais nesse sentido, que ir apenas para os sindicalizados. Além disso, graças ao equilíbrio financeiro conseguimos não recorrer aos colegas pedindo socorro a cada luta ou greve.

Dados sobre os altos valores envolvidos nas últimas negociações, lutas políticas e jurídicas do Sindicato:

  1. Em caso de não se levar a insalubridade para a aposentadoria, perda de dois mil reais mensais.
  2. Em caso da Extinção do Adicional por tempo de serviço, perda de até três mil e quinhentos reais ao mês.
  3. Aumento de 3% na contribuição previdenciária, desconto mensal no salário em torno 350 reais.
  4. Ganho com os 10% de aumento salarial em maio, entre oitocentos e mil reais ao mês.

 

“Essas lutas são mantidas graças às mobilizações, manifestações, negociações e greves, além da infraestrutura que é mantida graças às contribuições social, dos associados, e a Sindical que é a paga por todos. Solicito então a todos que convençam os que não são associados a se associarem ou a pagarem ao menos o boleto da contribuição, já que são beneficiários das lutas custeadas pelos associados”, enfatiza Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

whatsapp button