Sindicato dos Médicos do RN faz fiscalização em Mossoró

09/09/2009

Sindicato dos Médicos do RN faz fiscalização em Mossoró

09/09/2009

Uma comissão representando o Sindicato dos Médicos do RN realizou no final de semana passado (05/09 e 06/09) mais uma fiscalização. Desta vez os locais escolhidos foram em Mossoró: o Pronto-atendimento da prefeitura e o Hospital Tarcísio Maia. Durante a visita, o presidente do sindicato, Dr. Geraldo Ferreira, juntamente com as médicas Giana da Escóssia e Mônica Andrade puderam constatar a superlotação dos leitos e a falta de médicos.

No Hospital Tarcísio Maia os problemas são semelhantes aos das outras unidades de saúde do estado. “Lá encontramos lotação, camas enferrujadas e sem a mobilidade na cabeceira, o que dificulta a melhora do paciente; sem falar que são os próprios médicos que compram a água para ser consumida”, relata Dr. Geraldo.

Outro problema que afeta o atendimento é a falta de profissionais, sobretudo ortopedistas e pediatras. Os baixos salários pagos pelo Estado não atraem os médicos e a contratação acaba acontecendo por via terceirizada fazendo com que alguns médicos do quadro ganhem duas a três vezes menos que os contratados.

Já no pronto atendimento da prefeitura algumas situações foram consideradas positivas. A equipe do Sinmed/RN encontrou uma estrutura física satisfatória e atendimento humanizado, permanecendo, porém, as mesmas reclamações relacionadas à remuneração e sobrecarga de trabalho.

De acordo com Dr. Geraldo Ferreira o movimento médico em Mossoró está muito vivo. “Estaremos de volta no próximo dia 12 para uma assembléia em que iremos discutir condições de trabalho e melhoras na remuneração.”

whatsapp button