Serviço Militar pode ser obrigatório para médicos e estudantes de medicina

06/10/2009

Serviço Militar pode ser obrigatório para médicos e estudantes de medicina

06/10/2009

Médicos e estudantes de medicina podem ser obrigados a prestar o serviço militar. Essa é a proposta do Projeto de Lei 6078/09, apresentado pelo poder Executivo à Camara dos Deputados, no último dia 19/09. A medida também quer obrigar farmacêuticos, dentistas e veterinários a prestarem serviços às Forças Armadas.

Uma das justificativas da proposta é a de que, geralmente, esses profissionais pedem adiamento ou dispensa das Forças Armadas quando convocados e isso gera uma demanda na realização de ações subsidiárias de assistência à saúde pelas Forças Armadas em áreas do interior do país e em comunidades pobres das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. “É cada vez mais grave a situação gerada pela ausência de médicos nas áreas mais carentes, ditas inóspitas, a exemplo da Amazônia, onde muitas vezes o único atendimento à população local, incluindo os indígenas, é realizado por ação das Organizações Militares de Saúde ou dos postos médicos localizados nos quartéis, como os Pelotões Especiais de Fronteira”, assinala a proposição.

“É uma maneira equivocada de olhar para uma proposta que é do nosso movimento há muito tempo, que é a carreira de Estado para o médico. O que nós propomos é que se crie uma carreira para o médico, ou seja, que ele vá para o interior como faz o militar e o promotor de justiça, que têm a garantia de que serão promovidos com o passar do tempo. Esta é uma proposta autoritária, pois o médico já vai para o interior louco para ir embora e descontente”, disse Paulo Argollo, presidente da FENAM.

Fonte: FENAM

whatsapp button