Programa de Educação Médica Continuada discute segurança em novas técnicas de anestesia

25/04/2010

Programa de Educação Médica Continuada discute segurança em novas técnicas de anestesia

25/04/2010

Aconteceu na última sexta (22), no Sinmed/RN uma palestra para anestesiologistas com o Prof. José Roberto Nocite, referencia na área e autor do livro “Anestesiologia – Revisão e Atualização de Conhecimentos". A aula do Programa de Educação Médica Continuada tevecomo tema Sedação em Bloqueios Regionais: Limites de Segurança.

Segundo o professor, Roberto Nocite as novas técnicas e anestesias existentes hoje não trazem conseqüências nem o prolongamento anestésico que as antigas técnicas traziam. “Houve uma evolução que permite técnicas menos invasivas e possibilitam a liberação do paciente em pouco tempo”. Essas técnicas poupam o paciente e exigem novas questões de segurança, o que torna imprescindível para o médico anestesista a atualização e atribuição de novas informações a cerca do tema da palestra.  

Em 2008 o Conselho Federal de Medicina estabeleceu normas mínimas na utilização da sedação, para que ela não seja aplicada de forma aleatória, nem tão pouco irregular. O Dr. Nocite alerta que é necessário treino, pois essa nova aplicação de anestésicos exige mais da atenção do médico, um estado de arte, no qual é necessário aplicar as técnicas certas, monitorar a administração dos fármacos, os sinais vitais do doente e de todo o procedimento cirúrgico. E ainda garantir que o paciente fique estável durante a cirurgia, sem qualquer percepção ou sensação adversa. 

O Professor responsável pelos médicos residentes da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, São Paulo, afirma que a anestesia do Brasil está entre as 10 melhores do mundo. “Nós tivemos um avanço nas técnicas utilizadas e a pesar de termos menos aparatos técnicos, não perdemos o contato com o paciente e o controle clínico sobre ele, que vem acontecendo em muitos países do 1° mundo”, conclui.

 
 
 
 
 
 

 

whatsapp button