Palestra orienta médicos sobre o Imposto de Renda

18/03/2010

Palestra orienta médicos sobre o Imposto de Renda

18/03/2010

A importância da declaração do imposto de renda foi o tema abordado numa palestra para os médicos sindicalizados do Sinmed/RN. A palestra que foi presidida pelo assessor contábil do Sinmed Prof. Rinaldo Negromonte e pelo auditor da Receita Federal, Blindenor Baracho teve o objetivo de esclarecer, a partir do conhecimento da declaração 2010, a maneira como o médico sindicalizado pode se preparar para as eventuais declarações futuras, como as declarações de serviços médicos.

Para o professor Rinaldo, a importância da declaração não é só no ato, no momento de declarar, e sim, na preparação que tem que ter durante todo ano. “O principal para o médico, como em qualquer outra profissão deve ser tentar compreender as origens e aplicações do dinheiro, em função da sua atividade profissional, ou seja, saber a entrada e saída financeira, também chamada de origens e aplicações financeiras”, completou.
As principais dúvidas dos médicos dizem respeito à relação trabalhista, ou seja, na maneira de como proceder num relacionamento de uma pessoa física com outra pessoa física, sendo empregado. As orientações são dadas, sob a forma de que as despesas têm que constar obrigatoriamente no livro caixa. Entretanto, a assessoria contábil trabalha com a prevenção ao patrimônio, e orientando como fazer o Livro Caixa e o Carne Leão.
Livro Caixa e Carnê Leão
O Livro Caixa é um relatório operacional, criado especialmente para auxiliar no fechamento diário de todas as operações financeiras de recebimentos e pagamentos da empresa, já o Carnê Leão é o recolhimento mensal obrigatório do imposto de renda das pessoas físicas, a que está sujeito o contribuinte, pessoa física, residente no Brasil, que recebe rendimentos de outra pessoa física ou do exterior. 
No momento, os médicos estão concentrando as atenções em dois itens, na relação com empregos e na relação de como fazer o imposto de renda. Quem procura o serviço contábil do sindicato deve ficar atento para se preparar durante todo ano de 2010, até fazer uma declaração 2011 suave e mais próxima da realidade. Na palestra os médicos tiveram a oportunidade de tirar as principais dúvidas acerca do tema.
 
 

 

whatsapp button