Médicos do Estado paralisam Hemonorte e Hospital João Machado

25/02/2010

Médicos do Estado paralisam Hemonorte e Hospital João Machado

25/02/2010

Os médicos do Estado fizeram nesta quinta-feira (25/02), uma nova paralisação de 12 horas seguindo a agenda de manifestações lançada esta semana pelo movimento grevista.

Dessa vez, as unidades hospitalares paralisadas foram o Hemonorte e o Hospital Psiquiátrico João Machado que teve os casos psiquiátricos mais graves recebidos pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhados ao hospital Walfredo Gurgel. 

Já no Hemonorte foram supensos os serviços de coleta e os ambulatórios de hematologia e do doador. Porém, o estoque de sangue no orgão é suficiente para três dias sem comprometer a vida de nenhum paciente.
Representantes do SindSaúde estiveram presentes no ato. Sônia Godeiro adiantou que os servidores do CRI (Centro de Reabilitação de Infantil) e do Centro de Saúde Reprodutiva podem suspender as atividades até a segunda-feira (01/03). Ela adiantou que caso não haja êxito nas negociações, acontecerá uma nova manifestação na próxima segunda às 9h no hospital Walfredo Gurgel. “Está acontecedo um sucateamento da sáude, a rede hospitalar precisa estar bem equipada para receber os pacientes”.
O Deputado Estadual Paulo Davim também participou do movimento. “Não podemos nos curvar diante do governo, pois a saúde não pode continuar debilitada como está”, concluiu.
A direção do Hemonorte não aderiu ao movimento grevista apesar do convite do Presidente do Sindicato dos Medicos, Drº Geraldo Ferreira, que chamou a atenção informando que se não houver nenhuma negociação por parte do governo a tendência é que o movimento, iniciado em 09 de fevereiro, seja radicalizado. Ele acrescentou ainda que a população não está desemparada, na medida em que outras unidades de saúde estão funcionado.
A partir desta sexta-feira (26) param também os serviços externos de doação: no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal de  e o ônibus do Hemonorte.
Para discutir novas propostas e diretrizes da greve, acontecerá na próxima segunda-feira(01), às 19h30, mais uma assembléia na sede do Sindicato dos Médicos. Lembramos à categoria que é de extrema importância a participação de todos, tanto nas assembléias, quanto nas manifestações. Não basta apenas querer, é preciso fazer, indo à luta com os demais colegas e exigindo respeito aos direitos da classe.
 

 

 

whatsapp button