Médicos do Estado deflagram greve por tempo indeterminado

21/10/2008

Médicos do Estado deflagram greve por tempo indeterminado

21/10/2008

Em assembléia realizada no Sindicato dos Médicos nesta terça-feira (21), às 19h, os médicos decidiram por unanimidade deflagrar greve dos servidores do Estado por tempo indeterminado. O movimento terá início em 72 horas em cumprimento do prazo legal.

 A decisão foi tomada porque as demandas da categoria não receberam respostas dos gestores públicos. Na pauta de reivindicações, constavam inicialmente, reajuste de 23%, pagamento de atrasados do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) referentes a junho, julho e agosto de 2007 e implementação da mudança de nível prevista pelo plano (a cada dois anos os servidores deveriam estar progredindo, o que não está ocorrendo e que atrapalha a aposentadoria dos profissionais).
Diante da impossibilidade de reajuste colocada pelo governo, a categoria fez uma contraproposta, propondo de imediato, a incorporação de algumas gratificações, como a de alta complexidade, no valor de R$ 1.100, o que causaria, pelo menos, um ganho indireto para os servidores neste primeiro momento. O salário base aumentaria, incidindo assim sobre insalubridade e tempo de serviço.
Além das questões financeiras, os médicos lutam ainda por melhores condições de trabalho.
O presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, convoca os médicos a se engajarem na greve. “Só a participação de todos e o reflexo na sociedade poderá levar o governo à mesa de negociação e os médicos a conseguirem reajuste salarial e melhores condições de trabalho”, destaca Ferreira.
Mesmo a greve iniciando somente em 72 horas, os médicos a partir desta quarta-feira (22) deverão adotar uma postura de solidariedade à greve dos outros funcionários da saúde em greve desde segunda-feira (20).
Na greve dos médicos serão cumpridos todos os requisitos legais. Os hospitais funcionarão com 30% do quadro para os atendimentos eletivos e de urgência. O Sindicato dos Médicos garante ainda que todos os procedimentos de urgência serão atendidos.
O presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, tem uma reunião agendada para esta quarta-feira (22), com o secretário de saúde, George Antunes.

whatsapp button