Médicos cooperados esperam quitação de débito para renovar contratos

22/12/2009

Médicos cooperados esperam quitação de débito para renovar contratos

22/12/2009

Encerra-se no próximo dia 28, o prazo para a renovação das cooperativas médicas com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com três meses de atraso, mais de 500 médicos cooperados pela Coopmed/RN (que abrange 18 especialidades) e 120 médicos da cooperativa de anestesistas estão sem a devida quitação dos débitos, gerando conflitos entre a categoria.

De acordo com o presidente da Cooperativa dos anestesistas, Madson Vidal, a prefeitura não vem cumprindo os prazos de pagamento e isto pode comprometer a renovação do serviço. “A situação está insustentável, pois o repasse é sempre feito com 45 a 60 dias de atraso”, declara o anestesista.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Drº Geraldo Ferreira, mesmo com o desejo dos profissionais em continuar atendendo, este tipo de situação só dificulta a renovação de contratos.

“A fonte permanente de conflito entre as cooperativas médicas e a Secretaria de Saúde Municipal tem sido sistematicamente o atraso e a dificuldade de renovação. A expectativa é que não haja os mesmos conflitos existentes no início do ano, e que tanto sofrimento seja poupado, tanto para os médicos quanto para a população,” afirma o presidente.

Só em outubro, na Liga Norte Rio-Grandense contra o câncer foram realizadas cerca de 800 cirurgias, através das cooperativas. Por mês são realizadas, em média, três mil procedimentos de anestesia, somando em torno de nove mil no período.

 

whatsapp button