Importantes temas médicos são debatidos no 3º dia de Enem

01/05/2010

Importantes temas médicos são debatidos no 3º dia de Enem

01/05/2010

Dando continuidade aos debates em torno dos temas médicos, vários representantes de conselhos regionais de medicina, sindicatos, associações médicas do nordeste e entidades nacionais, estiveram presentes neste sabádo (01),  no ENEM (Encontro de Entidades Médicas do Nordeste).

O presidente do Sinmed-RN, Drº Geraldo Ferreira abriu a programação do dia apresentando a mesa de debates presidida por ele. O primeiro tema foi "SUS, políticas  de saúde e relação com a sociedade". Nele, o Dr. Alceu Pimental, apresentou o histórico da Comissão de Assuntos Politicos (CAP), – Comissão idealizada pelo Conselho Federal de Medicina- CFM, no ano de 2003 –  composto pela (AMB, CFM e FENAM), destacando os trabalhos e projetos desenvolvidos pelas entidades médicas.

Em outro subtema, o palestrante foi o Deputado Federal-PE, Paulo Santiago, que apresentou a evolução da população coberta pelo sistema mostrando os munícipios com registro de internações hospitalares no SUS e as ações articuladas entre o  parlamento, movimentos sociais e as entidades sindicais.

"O projeto do SUS apesar de ser bastante rico, falta o devido  financiamento que atenda  as perspectiva da população". disse o Dr. Welligton Galvão do Sinmed-AL.

A Gestão do SUS, outro subtema do dia, recebeu destaque na palestra do Dr. Fernando Passos, representante do  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) que abordou em sua fala, o modelo institucional do SUS, com enfoque nos desafios que precisam ser superados no plano institucional e que se devem às características singulares da federação brasileira e à crise do federalismo fiscal e a suas repercussões na saúde.

O último subtema da dia, "Relação dos médicos com a sociedade", teve a palestra do Dr. Florentino Cardoso (Associação Médica-CE),  que apresentou os temas de Judicialização, ONG’s, Filantropia, Direitos dos Usuários e Controle Social ligados à medicina.  Para ele, é importante que o médico saiba fazer o melhor para seu paciente, e que para isso seja necessário haver uma boa formação médica.

Na conclusão dos trabalhos da mesa foram realizadas as votações das propostas na plenária, incluindo a nova criação das (CAPS) estaduais.

Dentre as propostas analisadas, o item que recomenda o debate sobre as fundações públicas de direito privado, OS’s, OSCIP com ênfase ao controle social e a transparência na gestão foi aceito pela plenária médica. Outra proposta suprimida pela plenária foi a que propõe que os gestores de sáude criem técnicas com profissionais habilitados para atuar em impasses judiciais, juntamente com a que promove ato público nacional (paralisação), no Dia do Médico, mostrando à sociedade a problemática relacionada à medicina e a saúde.

As demais propostas  destacadas em plenária, em sua maioria previam revisão de texto. Ao final de todas as votações houve uma homenagem ao presidente do Sinmed, Dr. Geraldo, com a exibição de um vídeo sobre a atuação dele na medicina.

Crédito da foto: Ana Carmem (Cremern)

whatsapp button