HWG: Corredores vazios, enfermarias e pronto socorro lotados

02/02/2010

HWG: Corredores vazios, enfermarias e pronto socorro lotados

02/02/2010

Desde que o Ministério Público determinou a retirada imediata de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel sob pena de uma multa diária de R$ 300 (trezentos reais), o que deveria ser solução acabou transformando-se em outro problema: onde colocá-los?
 
A decisão tomada pela direção da unidade para atender à recomendação do MP não poderia ser milagrosa. Os pacientes deixaram, então, os corredores para ocuparem o pronto socorro, tornando ainda mais difícil a rotina dos médicos.  
 
Segundo informações do clinico geral, Dr. João Rabelo, não existe condições de transitar no local. “Pior ainda é que o elevador está quebrado, sendo desta forma impossível transportar os pacientes”, ressalta ele.
 
O médico disse ainda que a determinação da diretoria é manter esta situação, até segunda ordem. O profissional que tirar algum paciente do pronto socorro e colocar de volta nos corredores vai arcar com as multas impostas pelo MP.
 
Outra grande dificuldade enfrentada pelos médicos é a superlotação nos leitos das enfermarias. De acordo com as determinações do Sistema Único de Saúde (SUS), cada enfermaria deve receber no máximo três pacientes, porém, no HWG, são quatro pacientes ocupando o mesmo espaço, contrariando a norma.

whatsapp button