Assistência obstétrica no RN será debatida em audiência pública

05/03/2008

Assistência obstétrica no RN será debatida em audiência pública

05/03/2008

Em comemoração ao Dia da Mulher (8 de março), a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa e a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn) irão promover nesta quinta-feira (6), às 9h30, uma audiência pública para discutir a assistência obstétrica no Estado. A audiência também contará com a participação do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed/RN).

 

De acordo com o presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, a assistência obstétrica apresenta dados preocupantes no RN. “Houve um verdadeiro desmantelamento das unidades dos municípios que não têm como prestar assistência ao parto, o que leva as gestantes a procurarem o atendimento nas cidades maiores”, salienta.

 

Segundo Geraldo Ferreira, no interior do estado, antes havia as APAMIs- Associações de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância- que faziam desde o acompanhamento da gestação até o parto cesário.

 

Geraldo Ferreira acrescenta ainda que quase todos os municípios não possuem  condições de dar assistência neonatal. “Para o atendimento de prematuros e neonatais graves é preciso também recorrer aos centros maiores”, denuncia. 

whatsapp button