Informe contábil: Gestão em instituições de saúde

18/01/2013

Informe contábil: Gestão em instituições de saúde

18/01/2013

Muito se fala da gestão em instituições de saúde no Brasil e cada vez as coisas ficam mais difíceis para a população. Mas… Será que é tão complicado assim?

Vamos refletir:

REFLEXÃO I
As mudanças que ocorreram nas empresas em âmbito mundial afetaram significativamente as organizações de saúde. Clientes mais exigentes, novos padrões impostos pelo governo, presença mais intensa da mídia na divulgação de casos de omissão ou negligência dos hospitais, institutos médicos, clínicas e instituições equivalentes, faz com que haja uma busca em se assumir um posicionamento de melhores cuidados aos pacientes e ao público em geral. Em resposta às demandas de mercado competitivo os estabelecimentos tem se caracterizado por estruturas mais flexíveis, processos de decisão descentralizados, transformações tecnológicas com envolvimento de setores que busquem resultados de forma integrada e dinâmica.

Quando analisadas as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho devido a reestruturação produtiva e ao desenvolvimento tecnológico no setor terciário, especialmente ao trabalho em saúde, deve-se resgatar o reconhecimento da ação humana no processo de trabalho, e não apenas no que se refere às competências laborais.

Tais afirmações demonstram a importância de pessoas que ocupam funções estratégicas e sua importância dentro do ambiente organizacional moderno, ao desempenhar funções no desenvolvimento de equipes e desprender esforços para que seja possível alinhar os pensamentos e ações do capital humano de acordo com o direcionamento das estratégias da organização, em que a atitude das pessoas se transforme em competência coletiva ótima. O que caracteriza um clima funcional é a percepção dos empregados quanto a cooperação e ajuda necessárias que recebem dos colaboradores e administradores no desenvolvimento de um bom trabalho, e que promova oportunidades de crescimento e desenvolvimento diante do perfil que se encaixe dentro da organização.

A gestão de sistemas de saúde requer definição de políticas públicas por meio de visão abrangente em respeito aos fenômenos de troca, quer seja por pacientes ou informações. Dessa forma, aos profissionais da área de saúde são exigidos capacidades em atuar em diferentes setores e em qualquer nível presentes no sistema que requer compreensão do processo de trabalho. Assim, o serviço de saúde requer profissionais capacitados a atuar em diferentes setores sendo possível promover a melhoria dos indicadores de saúde em qualquer nível do sistema, ao requerer compreensão do processo de trabalho, articulação dos diversos setores e recomposição dos trabalhos parcelados, para ser possível a avaliação de políticas em saúde pública, essencialmente à percepção de seus efeitos diante da situação de saúde da população. (CONTINUA na próxima semana).

Procure nosso sindicato e participe com sua opinião. Este texto faz parte do desenvolvimento de uma dissertação de Mestrado.

Prof. Rinaldo B Negromonte – CRC RN 006923-O/8
Assessor Contábil do SINMED

 

whatsapp button