Informe Contábil: Contabilidade no consultório médico

30/08/2012

Informe Contábil: Contabilidade no consultório médico

30/08/2012

IMPOSTOS DIVERSOS

A partir deste número, iremos detalhar algumas obrigações que estão sujeitos os profissionais autônomos, com tratamento especial para a atividade médica.

Ao longo da minha experiência profissional como contador, venho observando que em muitos casos os profissionais médicos que se aventuram a prestação de serviços no atendimento a pacientes, esquecem, por vezes, que por trás do operacional da atividade está presente a movimentação financeira. Quando a movimentação financeira se instala é necessário o cumprimento de diversas obrigações, quer sejam assessórias (informações para o Fisco a exemplo do Imposto sobre a Renda Pessoa Física), quer seja financeiro (entrada e saída de dinheiro). Tanto um (informações acessórias) quanto o outro (dinheiro) promovem a atenção dos entes de fiscalização, quer seja: Federal, Estadual ou Municipal.

Pois bem! A partir desse contexto surge o seguinte questionamento: Como fazer para conviver com esta “enxurrada” de impostos?

Resposta: Comparando a realidade da percepção dos salários e/ou remuneração versus o recebimento financeiro dos serviços.

Chamo a atenção que cada caso é diferente do outro. Motivo este que para conhecer o melhor desembolso é necessário informações seguras através de um profissional da Contabilidade. Uma simples consulta pode tornar-se uma grande economia de forma lícita.

Venha ao nosso Sindicato e contate nosso Assessor Contábil.

A partir do próximo número daremos início ao detalhamento destas alíquotas tão temidas e que só damos atenção na hora de “pagar” e o desembolso com certeza é maior.

Prof. Rinaldo B Negromonte – CRC RN 006923-O/8
Assessor Contábil do SINMED
 

whatsapp button