Gestor de negócios – O médico

18/10/2012

Gestor de negócios – O médico

18/10/2012

Fugir da realidade é ilusão. A saúde assumiu seu caráter empresarial, afinal de contas os custos do setor crescem na proporção das novas tecnologias, possibilitando meios de diagnósticos para melhoria a assistência aos pacientes. Diante disso ao médico não existe outra alternativa a não ser assumir novas funções além das rotineiras.

A gestão de negócios pode ser entendida nos dias de hoje como uma “especialidade” do profissional da área de saúde, apesar do contraditório em que muitos hospitais brasileiros estão investindo em contratações de profissionais de outras áreas buscando melhorias e eficiência dos processos.

Para o pesquisador, Roberto J. Allio*, a busca para encontrar uma nova gestão organizacional, o modelo mais adequado para os tempos em que vivemos tem inspirado experiências, como a organização de aprendizagem. O que parece ser mais necessário é um novo conjunto de princípios sobre os quais a orientar uma busca permanente de um novo modelo de gestão e dar-lhe um novo impulso. Isso gera um grande questionamento: Por que um médico pode sair-se como um bom gestor de negócios? A resposta pode estar pelo fato desse profissional entender profundamente a relação com um paciente e atualização permanente das tecnologias, transformando-o gabaritado para exercer tal função.

A gestão de negócios em saúde requer tomada de decisões que podem interferir na vida de milhares de pessoas. Nada mais coerente do que ter um profissional que entenda todas as nuances do tratamento médico para orientar esse processo, enfrentando desafios como gerenciamento de recursos financeiros, liderança e estratégias.

Para maiores informações procure nosso Sindicato. Os atendimentos acontecem com o contador Rinaldo Negromonte sempre nas quintas-feiras das 14h às 18h. Mais informações pelo telefone: 3222 – 0028

Prof. Rinaldo B Negromonte – CRC RN 006923-O/8
Assessor Contábil do SINMED

*Robert J. Allio, (2008) "A conversation with Gary Hamel: it’s time to reinvent management", Strategy & Leadership, Vol. 36 Iss: 2, pp.5 – 10
 

whatsapp button