Presidente do Sindicato dos médicos destaca importância da profissão

Presidente do Sindicato dos médicos destaca importância da profissão

 No dia 18 de outubro se comemora o dia do médico no Brasil e em outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra. A data foi escolhida em virtude de ser o dia dedicado a São Lucas, que é o padroeiro desses profissionais. No Brasil, mais de 430.000 pessoas estão credenciadas para exercer a medicina.

Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), contou em entrevista ao portal Agora RN sobre os desafios da profissão, e os esforços da classe. “É uma das profissões tradicionais, junto com engenharia e advocacia, que são três pilares de sustentação da sociedade.”

Segundo Ferreira, a crise econômica também afetou a atuação da classe: “A medicina enfrenta um desafio enorme porque em qualquer crise econômica que chega à população, a saúde é um dos primeiros pontos a ser atingido. Hoje nós temos uma desarrumação muito grande no setor de assistência, motivado, entre outras coisas, pela crise econômica.”

Ainda em entrevista, Geraldo ainda disse que os médicos estão conseguindo se organizar melhor como classe: “Há hoje uma consciência de classe muito grande na categoria, há um sentimento de que a categoria tem que se unir para lutar pelos seus objetivos, tanto de ponto de vista profissional, quanto do ponto de vista assistencial à população”, disse.

Geraldo Ferreira ainda citou uma característica marcante naqueles que desejam ingressar na carreira. “Os indivíduos que sentem a necessidade, que têm em si a vocação de servir é muito comum que procurem a medicina como forma de realização pessoal. Então, ainda é uma das profissões mais procuradas e que ainda encontra campo de trabalho e emprego que permite seu exercício”, finalizou o presidente do Sinmed-RN.

 

whatsapp button